Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Se o pão engordasse...

por Melissa Lopes, em 12.03.15

Se o pão engordasse, eu estaria do tamanho de um elefante, de certeza. Acreditem, o pão não engorda e eu sou a prova viva disso. Sendo eu filha de padeiro, vivi toda uma infância a comer pão diariamente. Eu e os meus quatro irmãos adorávamos esperar, de madrugada, pela chegada do Sr. António, que trazia  para casa um saco de papossecos e pão ainda fomegar. Trazia-nos sempre pão da última fornada, claro. E nós, às 3h/ 4h da manhã comíamos o belo do pão com manteiga/margarina (isto nas férias do verão, atenção!). Nessa altura, a palavra calorias ainda não integrava o meu dicionário. E sim, de facto, era uma bola. Depois cresci, ganhei forma de mulher e aí comecei a ter cuidado com a quantidade de pão (e outras coisas) que ingeria, durante algum tempo. Ouvia por todo o lado a velha máxima "o pão engorda". Apostei nisso mas sobretudo nas caminhadas longas. Emagreci gradualmente. E assim fiquei, mais quilo menos quilo, até agora.

Mais recentemente intensifiquei a prática de exercício físico e recuperei o hábito de comer pão como dantes. Se vos disser que não há um dia em que não coma pão? Mais, se vos disser que nunca menos de 200 gr? Pior, muitas vezes como 400 gr por dia. Parece um exagero. Talvez seja. Mas, a questão é que, para me alarvar no pão (algo que gosto mesmo muito), não toco em massa, batata e arroz (nem me lembro destes acompanhamentos). Outra nota, não como pão com carradas de manteiga, queijo, fiambre e chouriço, nada disso. Como-o com queijo fresco, com ovo mexido, ou até sem nada. Integro-o na refeição, faço torradas, tibornas e coisas desse género. Opto sempre pelos mais escuros - os integrais, os de sementes, ou os de centeio. 

Se podia reduzir o consumo de pão e emagrecer? Podia, mas não era a mesma coisa. Estamos a falar de prazer. Como tudo na vida, há que procurar um equílibrio. Priviligiar aquilo que gostamos, deixar de parte aquilo que nos satisfaz pouco ou mais ou menos. E, claro, mexer o rabiosque tanto quanto possível, que isto não é só encher o bandulho, Só assim é que o pão não engorda. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:47



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Março 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Terceiro Frente é social


Instagram


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.